(11) 99924-3501
Internação Involuntária para Alcoólatras

Internação Involuntária para Alcoólatras


A bebida alcoólica costuma ser consumida em momentos de festas e diversão. Mas quando consumido em excesso, pode se tornar um grande inimigo e um grande vício no organismo. Caso fique dependente da substância, é recomendado procurar ajuda especializada. Porém, nem sempre se torna possível convencer um usuário da necessidade do tratamento, dessa forma a família muitas vezes opta pela internação involuntária.

Antes de prosseguirmos e falarmos sobre a internação em uma clínica de recuperação vamos falar sobre alcoolismo.

O alcoolismo é uma doença listada na 10ª edição da Classificação Internacional listada por doenças (CID-10) da Organização Mundial de Saúde (OMS). E é classificado como uma série de fenômenos comportamentais, cognitivos, fisiológicos e emocionais.

Além disso, o alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas pode ser tratada da maneira certa, no lugar certo, com pessoas devidamente qualificadas.

Outro detalhe preocupante sobre o alcoolismo é que nem sempre um dos maiores viciados é o alcoólatra.

O sistema de convivência humana é influenciado na maioria das vezes por algumas medidas que visam eliminar a liberdade da pessoa com o seu entorno.

Fiscalizando irregularidades, exageros e tomando providências que não cabem existem alguns atos dentro de uma norma ética impregnada na sociedade que irão repelir a pessoa em qualquer direção positiva.

Em muitos casos, as reações aos efeitos do álcool podem destruir famílias inteiras, mas sempre há uma saída. A rota da internação involuntária de alcoólatras é a chance de a família se proteger e ajudar seu ente querido.

Internação involuntária para alcoólatras, entenda sobre isso:

A primeira impressão para a maioria das pessoas que ouvem sobre internação involuntária é que se trata de um procedimento que parece violar o direito da pessoa alcoólatra.

Este procedimento, entretanto, será visto legalmente pela legislação brasileira e indicado para casos extremos em que o familiar seja visivelmente incapaz de decidir por si mesmo não procurar ajuda.

Por este motivo, o debate sobre este tema deve ser calmo e entre familiares e entes queridos do alcoólatra. Sem dúvida, existem muitos tratamentos para o alcoolismo que são extremamente eficazes.

A internação involuntária para alcoólatras deve ser o último recurso quando outras vias não tiveram sucesso.

Antes de fazer a internação involuntária, converse com o usuário, demonstre seriedade e carinho, e esteja pronto para ajudar em qualquer situação.

Se o diálogo não funcionar é hora de recorrer à internação involuntária. A família não pode se preocupar, pois não prejudicará o ente querido ou infringirá a lei. Ao contrário, para aprovar legalmente a internação involuntária, o primeiro passo para a realização desse procedimento com segurança e responsabilidade é encontrar uma clínica de recuperação que ofereça condições suficientes para esse tipo de tratamento.

Para mais informações e dúvidas entre em contato com o Grupo Procure Clínicas nós podemos te ajudar!

Blog

Comunidades Terapêuticas o que são:
07/02/2022

Comunidades Terapêuticas o que são:

As comunidades terapêuticas prestam serviços a pessoas com transtorno de uso abusivo de substâncias psicoativas ou dependência de drogas e álcool

Aceitamos Convênios Médicos

convênios