(11) 99924-3501
O que o alcoolismo pode causar na família?

O que o alcoolismo pode causar na família?


 

A tão conhecida bebida alcoólica, como falamos aqui no Brasil, causa diversos problemas a quem consome em doses altas e ficam dependentes. Chamada como alcoolismo, nesse artigo falaremos um pouco sobre essa dependência e o que ela pode causar dentro das famílias brasileiras.

Na América do Sul no Brasil, cerca de 4,2% das pessoas abusam da bebida alcoólica e se tornam dependentes segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que 6,9% são do sexo masculino e 1,6% do sexo feminino.

Uma pesquisa sobre o uso e abuso de drogas psicotrópicas no nosso país o Brasil, mostra uma média de 68,7% de prevalência e consumo de álcool durante o período de vida. Claro que o consumo é maior entre os homens e na minoria as mulheres. Na média geral estima-se que 11.2% da população brasileira é dependente alcoólico tanto homens como mulheres sofrendo com a doença do alcoolismo.

O alcoolismo causa diversos malefícios ao dependente como mudanças de comportamentos devido ao uso abusivo da bebida alcoólica que muitas vezes levam aos problemas familiares. Muitas vezes os familiares tem gastos altos com clínicas de recuperação, internações hospitalares, medicações, pagamento de dívidas, fora os acidentes com automóveis devido ao consumo abusivo das bebidas.

Enfim o uso e abuso de bebidas alcoólicas só causam prejuízo na vida do indivíduo.

A pesquisa também relata que o alcoolismo na família afeta muito negativamente as relações familiares e principalmente nas crianças que sofrem em ver seus pais ou mães alcoolizados dentro de casa. Uma métrica nos fala que um alcoólatra pode afetar no mínimo até 5 parentes devido a sua dependência. Muitos problemas familiares ocorrem quando se tem um alcoólatra em casa como, brigas, agressões, desacordos, enganações, manipulações, enfim uma série de problemas a doença trás para seus familiares.

O que o alcoolismo causa na família: (filhos)

Como falamos antes, o alcoólatra representa e causa diversos problemas familiares e sempre quem acaba sofrendo mais com isso são os familiares, que mesmo independente da pessoa ser alcoólatra elas o amam independente do vício. Normalmente quem sofre mais são os filhos.

No meio familiar a bebiba alcoólica faz com que ocorra uma série de problemas aos filhos como comportamento irregular, hiperatividade nas crianças, distúrbios emocionais, consumo de alcoól precoce, disfunção cognitiva, deficit de atenção e dificuldade no aprendizado, sintomas de ansiedade e depressão nos pequenos.

Os filhos também genéticamente tem um risco de desenvolver o vício e também desenvolvem muitas vezes, imaturidade afetiva, alterações emocionais diversas, dificuldades em expressar emoções e ter relacionamentos, tudo devido aos traumas de ter convivido com um familiar alcoólatra.

Os filhos também podem ter comportamentos fixos e controlados, muitas vezes desenvolvendo a dependência, isso são alguns exemplos do que um alcoólatra pode deixar marcas na vida de um filho ou familiar. Se você gosta de bebidas, cuidado para não ficar dependente e não causar prejuízo e danos a outras pessoas.

Se você tem algum familiar com problemas devido ao abuso de alcoól, entre em contato conosco do Grupo Procure Clínicas que teremos sempre perto de você uma unidade de tratamento para poder ajudar o seu familiar, pai, mãe ou amigo que sofre com essa dependência. Entre em contato conosco.

 

Blog

Comunidades Terapêuticas o que são:
07/02/2022

Comunidades Terapêuticas o que são:

As comunidades terapêuticas prestam serviços a pessoas com transtorno de uso abusivo de substâncias psicoativas ou dependência de drogas e álcool

Aceitamos Convênios Médicos

convênios