(11) 99924-3501
Qual é o melhor tratamento para as drogas e onde posso encontrar?

Qual é o melhor tratamento para as drogas e onde posso encontrar?


Quando a pessoa apresenta dependência química, e coloca em risco a sua vida e a vida de outras pessoas, o tratamento para essa doença deve começar o quanto antes.

É bem mais fácil se o dependente estiver consciente da situação e querer se livrar do vicio. Mas há casos em que será necessário intervenção da família e alguns até intervenção da justiça.

Procurar um CAPS ou uma clínica especializada garantem sucesso no tratamento, pois durante o período de internação, o usuário não tem nenhum contato com as substâncias químicas.

A internação pode ser parcial, ou seja, apenas durante o dia, ou integral que é quando a pessoa dorme e passa o dia na instituição e sai somente quando estiver recuperada.

Esse tipo de tratamento é indicado para quem sofre de dependência química com cocaína, crack, heroína, maconha, lsd, ecstasy.

O dependente pode se internar de forma voluntária, conforme falamos acima, ou pode ser internado de forma involuntária, que é quando os familiares fazem um pedido ao médico para internar a pessoa contra a sua vontade.

Felizmente as internações involuntárias têm sido cada vez menos recomendadas e utilizadas, sendo que os dependentes estão cada vez mais conscientes que precisam de ajuda.

As clínicas que oferecem tratamento para se livrar das drogas, geralmente também oferecem tratamento para o abuso de álcool.

Como funciona o tratamento

O tratamento em clínica especializada é feito de forma individualizada de acordo com as necessidades de cada individuo.

As formas de tratamento mais utilizadas incluem:

  • Remédios contra as drogas: devem ser utilizados com supervisão, para que a pessoa não fique dependente do remédio. São utilizados geralmente para combater a fissura, que ocorre quando a pessoa deixa de usar as drogas repentinamente. Também são utilizados antibióticos e antivirais para combater problemas de saúde como tuberculose, pneumonia, HIV ou sífilis por exemplo.
  • Terapias: o apoio da família é muito importante, mas um acompanhamento de um psicólogo é essencial para que o dependente consiga se conscientizar e abandonar o uso, para que não tenha recaídas, após o fim do tratamento.
  • Mudança de comportamento: muitas vezes a realidade social da pessoa faz com que ela queira consumir drogas, e muito disso envolve o ambiente que ela frequenta, portanto é importante que ela não saia mais com os mesmos amigos e nem frequente os mesmos locais onde usava drogas. Para diminuir o risco de recaída, o dependente deve mudar de comportamento total.

 

Quanto tempo demora o tratamento

Geralmente as clínicas trabalham com pelo menos 6 meses de tratamento, podendo demorar de 1 a 5 anos o tempo de acompanhamento da pessoa, dependendo da adesão que a família fizer.

Nos primeiros seis meses é trabalhado para que a pessoa deixe totalmente as drogas, conscientizando-a que precisa largar o vicio para reconstruir sua vida. Nos meses seguintes é feito um acompanhamento para fortalecer as novas atitudes.

Durante esse período, se a pessoa tiver alguma recaída, mesmo assim é importante continuar o tratamento, principalmente com a terapia, para fazer um acompanhamento e evitar que a pessoa caia novamente no vicio.

Blog

Comunidades Terapêuticas o que são:
07/02/2022

Comunidades Terapêuticas o que são:

As comunidades terapêuticas prestam serviços a pessoas com transtorno de uso abusivo de substâncias psicoativas ou dependência de drogas e álcool

Aceitamos Convênios Médicos

convênios