(11) 99924-3501
Como é uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

Como é uma clínica de recuperação para dependentes químicos?


Como é uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

As pessoas sabem que todo dependente precisa tratar-se em uma clínica de recuperação especializada para se tratar da dependência. E é muito comum que as pessoas conheçam pouco sobre esses locais, uma das dúvidas frequentes é como que é feito o tratamento dentro das clínicas de recuperação.

Pensando nisso vamos explicar as coisas mais importantes a respeito do que é uma clínica de recuperação.

O que é uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação ou centro de recuperação é um local especializado que trata no auxílio de pessoas que estão sofrendo com a dependência química ou alcoolismo. São locais aptos para a recuperação desses pacientes.

Em uma clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras existem diversos profissionais de diversas áreas, que atuam dentro as clínicas em tempo integral no auxílio aos pacientes.

Na clínica de recuperação encontra-se médicos, psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas, coordenadores, monitores que são responsáveis em ajudar esses usuários a se recuperarem e a fazer um bom tratamento.

O tratamento de cada paciente será determinado por fatores diferentes, como o tipo de substância, tempo de uso da substância.

De maneira geral a maioria das clínicas são em locais mais restritos e isolados, com o objetivo de ser locais mais tranquilos longe do alto movimento das grandes cidades para ajudar no esquecimento da memória de uso.

Nessas clínicas de recuperação existem acomodações confortáveis que irão ajudar no tratamento desses pacientes e terão todos os cuidados necessários.

Nas clínicas de recuperação é garantido o tratamento contra as substâncias, mesmo que o grau de dependência do paciente seja um grau alto.

Agora vamos conhecer mais um pouco do que é uma clínica de recuperação e vamos compreender sobre as formas de internação nas clínicas.

Clínica de Recuperação, tipos e formas de internações:

Anteriormente conhecemos à respeito sobre o que é uma clínica de recuperação, agora vamos saber como ocorre as internações nessas instituições.

Existem três formas de internações nas clínicas de recuperação: internação voluntária, internação involuntária e a internação compulsória.

Vamos conhecer sobre as internações:

Internação Voluntária:

A internação voluntária dentro de uma clínica de recuperação ocorre quando o próprio paciente dependente químico está ciente do seu problema e procura ajuda para poder se recuperar dentro de um centro de recuperação. No caso o próprio dependente químico, autoriza sua própria internação. Nessa autorização ele demonstra que optou por ser seu próprio responsável pelo seu próprio tratamento tornando-se um paciente voluntário.

Para que o paciente possa ter alta na clínica de recuperação, ele precisará fazer o seu pedido de alta ou o médico da clínica informar também que ele está apto para retomar as suas atividades normais fora da clínica.

Internação Involuntária:

A internação involuntária acontece sem o consentimento do dependente químico, é preciso que um familiar faça o pedido formalmente da internação, normalmente são os pais ou irmãos que solicitam esse tipo de internação. Após o pedido formal que deverá ser entregue na clínica no ato da internação.

Quando o paciente for aceito no local o Ministério Público da cidade da instituição deve ser avisado num prazo de no máximo 72 horas antes que o paciente seja admitido na clínica de recuperação.

Se o Ministério Público aceitar o pedido da internação involuntária o paciente será internado mesmo contra a vontade. 

Internação Compulsória:

A internação de último caso numa clínica de recuperação é quando a família não consegue resolver de forma nenhuma, é quando ocorre a internação compulsória, a internação compulsória é autorizada por um juiz que determina de imediato a internação do dependente químico.

Para o juiz autorizar a internação é preciso também a requisição de um médico psiquiatra pois sabemos que nesse caso de internação compulsória é quando o paciente já está colocando em risco a própria vida e a de seus familiares que pode implicar também riscos para a sociedade. A alta desse paciente é feita após o médico responsável pela instituição atestar que o paciente já encontra-se apto e tratado para retomar suas atividades e voltar ao convívio social.

Esse tipo internação é necessária para garantir a saúde e a integridade física do dependente químico e de seus familiares.

Tratamento na clínica de recuperação:

Como vimos existem distintas opções, como uso de medicação, terapia comportamental e vários grupos de apoio.

Cada caso de cada paciente é analisado para podermos fazer um prescrito da situação e indicarmos um melhor tratamento para ele. Cada paciente em específico tem seu tratamento determinado.

Concluindo:

Uma clínica de recuperação são locais especializados para o combate ao alcoolismo e dependência química, são locais para o paciente se recuperar.

O Grupo Procure Clínicas tem os melhores locais especializados em tratamento. Para saber mais entre em contato conosco.

 

Blog

Comunidades Terapêuticas o que são:
07/02/2022

Comunidades Terapêuticas o que são:

As comunidades terapêuticas prestam serviços a pessoas com transtorno de uso abusivo de substâncias psicoativas ou dependência de drogas e álcool

Aceitamos Convênios Médicos

convênios