
Clínica de recuperação feminina
Muitas pessoas associam a imagem de um dependente químico como homem, mas há muitas mulheres que também passam por esse problema.
A diferença está no cuidado, pois fatores biológicos, fisiológicos e químicos do corpo podem fazer com que a maioria das mulheres sejam mais vulneráveis aos efeitos das drogas do que nos homens.
Em 2020 foi feito um relatório mundial onde se constatou que houve um aumento de 92% das mortes relacionadas a transtornos associados ao uso de drogas em mulheres.
Como funciona uma clínica de recuperação feminina
É no tratamento da dependência química que se desenvolve a possibilidade da mulher retomar sua vida sem o vício.
Uma clínica de recuperação feminina tem o ambiente voltado para tratamento da dependência de forma específica, para mulheres com problemas com álcool ou drogas, e trata-se de um acompanhamento com multiprofissionais especializados que oferecem as intervenções específicas para cada caso.
Na clínica são realizados procedimentos médicos, psiquiátricos e psicológicos, além de atividades para as mulheres internadas para que elas compartilhem suas experiências.
Para escolher uma clínica de recuperação feminina é importante considerar os motivos que levaram a mulher a fazer o uso dessas substâncias.
Homens e mulheres iniciam o uso de drogas e álcool por causas divergentes e é esse o ponto que precisa ser tratado, para que a pessoa se conscientize e lide com a recuperação a ponto de não sofrer com recaídas posteriormente.
Algumas clínicas também atendem casos de saúde mental como transtornos mentais, depressão, ansiedade, borderline.
As vezes é possível que as várias coisas aconteçam ao mesmo momento, porque uma surgiu por comorbidade ou por outros motivos.
Em qualquer uma dessas situações, deve-se internar a mulher a partir do momento que ela perder o autodesenvolvimento, seja por conta da obsessão pela droga, uma situação de crise ou estado muito avançado da doença.
A clínica de recuperação feminina acolhe as pessoas nessa situação e tratam dos sintomas, bem como as causas.
Ao ser internada, a mulher deve passar por uma avaliação psicológica e médica, para comprovar o motivo da internação, e também são verificados se ela tem outras doenças ou síndromes.
Serão empregados vários tipos de tratamento, todos de acordo com a legislação, e para isso é preciso que a clínica conta com uma equipe multidisciplinar, que comporte os tratamentos biológicos e físicos, psicológicos e sociais.
A equipe em geral acaba sendo composta por profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos em dependência química.
A maior função da clínica de recuperação é tratar e cuidar da paciente que se encontra vulnerável.
Por isso a clínica deve ser um ambiente com estrutura bem preparada para cuidar e tratar do paciente.
O foco deve ser inteiramente no processo de recuperação e reestruturação dos pensamentos e comportamentos da mulher, para que após a recuperação dos efeitos da substância, ela consiga conviver em sociedade e resistir às pressões e desafios de uma possível recaída.
O objetivo é que ela viva uma abstinência total, ou seja, se afaste de uma vez das drogas e/ou álcool e também de todo ambiente que possa facilitar uma recaída ou desenvolver um novo tipo de vício.