(11) 99924-3501
Tratamento contra a cocaína

Tratamento contra a cocaína


O tratamento para dependentes de cocaína não é rápido nem fácil. O apoio da família e de pessoas próximas é fundamental para se alcançar o sucesso de ficar livre do vicio.

Assim como outros tipos de drogas, o uso de cocaína proporciona prazer e satisfação ao individuo, mas com o passar do tempo, a dependência da substância acaba virando um grande pesadelo.

O consumo dessa substância pode surgir em diferentes razoes, e pode começar por simples curiosidade, diversão.

Quando a dependência já se encontra instalada, ela acaba aprisionando a pessoa em um nível onde ela não consegue mais reconhecer os problemas advindos dela.

Seja a curto ou longo prazo, o uso de cocaína causa danos irreversíveis a saúde e pode ser fatal.

O que é a cocaína?

A cocaína é uma substância extraída de uma planta que chama Erythroxylon, conhecida popularmente por coca.

É uma droga produzida em laboratório (muitas vezes laboratórios clandestinos) que acabam potencializando ainda mais os efeitos, que chegam a ser extremamente prejudiciais e são rapidamente absorvidos pelo organismo.

É uma substância ilícita e tem potencial elevado para dependência física e mental. Funciona como uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), causando euforia, e faz com que a pessoa se sinta mais feliz, com mais energia e disposição.

Infelizmente o Brasil é considerado o segundo país que mais consome cocaína, ficando atrás somente dos EUA.

Efeitos da cocaína

As pessoas acabam usando cocaína por diversos motivos e razoes, e um dos principais fatores é pela sensação de poder que a pessoa tem ao consumir a droga, aliado ao efeito de desinibição, que faz com que a pessoa esqueça seus medos e angústias de forma temporária.

Por ser temporário o efeito, a pessoa procura sempre consumir mais e de forma mais frequente. É bem comum o uso em jovens que tendem a ser mais suscetíveis a pressão de amigos, por curiosidade em experimentar os efeitos.

A cocaína produz euforia e agitação, algumas pessoas usam até como ferramenta para aumentar a produtividade no trabalho, mas o problema é que quando passa o efeito a pessoa se sente muito cansada e fadigada – o que faz com que ela procure por mais.
Dentro desses motivos, são considerados o local que a pessoa mora, a convivência com a família e as amizades podem influenciar tanto para melhor quanto para pior a situação.

Como a cocaína age no organismo

A cocaína age no sistema nervoso central e periférico, liberando noradrenalina, dopamina e serotonina, que geram efeitos no corpo após o uso e até 10 minutos após, dependendo da forma que for ingerida.

A noradrenalina causa agitação e euforia corporal, a dopamina está ligada a sensação de prazer e desinibição, e a serotonina regula o ritmo cardíaco, apetite e sono, podendo causar inquietação e auxiliar nos efeitos dos outros dois hormônios que citamos acima.

O dependente de cocaína pode apresentar irritabilidade, agressividade, ansiedade, descontrole psicomotor, insônia, delírio e variações do humor. Principalmente na falta da substância, a pessoa se torna bem agressiva, querendo buscar por mais cocaína, para satisfazer seu vicio.

Blog

Comunidades Terapêuticas o que são:
07/02/2022

Comunidades Terapêuticas o que são:

As comunidades terapêuticas prestam serviços a pessoas com transtorno de uso abusivo de substâncias psicoativas ou dependência de drogas e álcool

Aceitamos Convênios Médicos

convênios