
Clínica de recuperação para dependentes químicos
Quando uma pessoa desenvolve algum tipo de dependência química, as clínicas são as melhores opções, pois contam com tratamentos e terapias que o ajudam a se recuperar, evitando a reincidência.
Mas é comum que tanto paciente quanto seus familiares se sintam inseguros, afinal, muitas vezes não sabem exatamente o que esperar e como serão conduzidos esses tratamentos.
Para desobscurecer isso, fizemos este artigo. Abaixo você poderá conhecer um pouco melhor sobre os tratamentos realizados. Confira:
Quando considerar a reabilitação?
Depois de reconhecer que precisa de ajuda com um vício, provavelmente considerará outras opções antes de entrar em um programa formal de reabilitação. Grupos de suporte de pares, incluindo grupos de 12 etapas como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos, bem como outros programas podem passar pela sua cabeça e, em alguns casos, eles podem ser eficientes.
Acontece que quando um problema já está instaurado e causando consequência fisiológicas, a clínica se torna uma opção mais efetiva, já que o paciente passa a ter assistência 24 horas por dia e qualquer necessidade será imediatamente suprida.
Os sinais de que uma pessoa precisa de ajuda com seu vício incluem quando o uso de substâncias afeta negativamente muitos aspectos de sua vida, como o trabalho, os relacionamentos, hobbies, saúde mental e/ou a saúde física.
Um dia típico em uma clínica de recuperação
Se você estiver em tratamento em clínica de recuperação, seus dias normalmente seguem uma rotina estruturada. A ideia é que a consistência (e não ter que tomar tantas decisões ao longo do dia) o ajudará a se recuperar.
Abaixo estão exemplos do que acontece durante um dia típico na reabilitação. É claro que a forma como o dia é conduzido varia de acordo com o centro de recuperação, a gravidade do seu vício e suas circunstâncias pessoais.
Manhãs
Você geralmente acordará em um horário definido todas as manhãs.
Os enfermeiros distribuem quaisquer medicamentos para aqueles que os prescrevem.
Por exemplo, um médico em um centro de reabilitação pode fornecer um medicamento para controlar os sintomas de abstinência ou para tratar problemas de saúde mental, se for o diagnóstico do paciente.
Você receberá o café da manhã e, depois, participará da primeira sessão do dia, como terapia de grupo.
Você pode ter uma pausa durante a sessão para refletir, registrar ou praticar quaisquer habilidades que aprendeu durante a sessão.
Tardes
Após o almoço, você participará de outra sessão, como terapia individual. Você pode ter tempo livre para escolher uma atividade, como participar de uma sessão de ginástica se o seu centro de reabilitação tiver uma academia.
O exercício físico é um importante aliado ao ajudar a controlar as mudanças de humor durante a abstinência, por isso que muitos centros contam com quadras, academias, piscinas e afins.
Você também pode participar de um curso educacional. Muitos centros de reabilitação educam os participantes sobre saúde mental, dependência e/ou nutrição.
Uma nutrição equilibrada pode ajudá-lo a controlar o estresse da recuperação e até mesmo reduzir os desejos de abstinência.
Noites
Você jantará e talvez termine o dia com outra sessão de grupo para refletir sobre seu progresso até agora e como se sente em relação a tudo o que experimentou ao longo do dia. Você terá tempo para se preparar para a dormir.
Muitos centros de reabilitação geralmente têm um horário definido para "apagar as luzes". Desse modo, quando o tempo livre termina, os pacientes são orientados a dormir.